Todos nós já tossimos, mas afinal como explicar a tosse?
Tossir é um dos principais sintomas que levam a supor sobre uma infinidade de doenças, sendo que as mais comuns são as respiratórias. É como se fosse uma sistemática de defesa do organismo, pois este quer fazer uma limpeza de algo que está incomodando e responde com a tosse. Normalmente, na garganta, nas cordas vocais, na traqueia ou nos pulmões, pode haver algum agente causador como bactérias e vírus. Esses agentes podem ser originados por poeira, tabaco, muco, sangue, gases e muitos outros.
Qual a funcionalidade do ato de tossir?
Tossir é um processo vital de nosso corpo e age como um reflexo instantâneo de impulsão do ar, com o objetivo de eliminar materiais presentes nas vias aéreas.É uma maneira que o corpo tem de protegê-las contra a entrada de substâncias estranhas e defende o organismo em uma reação involuntária a algum estímulo, eliminando o muco e os resíduos acumulados no revestimento das passagens de ar no sistema respiratório.
Fases da tosse
O ato de tossir compreende quatro fases distintas:1- Estímulo: algo provoca a irritação local.2- Inspiração profunda: o ar inalado aumenta o volume torácico e dilata os brônquios.3- Expiração: a abertura súbita da glote provoca a saída do ar em alta velocidade (até 160 Km/h) e grande volume (até 12 L/s).4- Expulsão: a glote se abre e o palato mole se eleva, fechando a nasofaringe, de forma a expelir qualquer material estranho para o exterior.
Principais doenças causadas pela tosse
Sinusite: inflamação dos seios da face que leva à tosse com produção de catarro.
Bronquite e asma: inflamação dos brônquios, provoca irritação pulmonar e surge uma tosse seca. Não tratada, leva à produção de catarro e infecção.
Refluxo: o ácido que está no estômago reflui e começa a queimar o esôfago, próximo à traqueia, que fica irritada. A tosse que leva a esse diagnóstico é crônica e persistente.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): a tosse é crônica, geralmente acompanhada de pigarro, típica do fumante. Quando há piora do quadro pode haver produção de um catarro amarelado.
Tuberculose: a suspeita da doença é levantada diante de tosse crônica, com catarro constante e às vezes sangue.
Câncer de pulmão: aquela tosse que não melhora nunca pode indicar esse grave quadro.
Alergias: alérgenos são partículas que têm a capacidade de provocar uma reação alérgica, que nada mais é do que uma reação do sistema imune a agentes estranhos.
Gripes e resfriados: são infecções extremamente comuns e muito semelhantes causadas por vírus, cujos sintomas são: coriza, tosse e espirros. A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos.
Rinite: reação imunológica do corpo à partículas inaladas que são consideradas estranhas.
Pneumonia: é uma doença inflamatória no pulmão, afetando os alvéolos com febre alta.
Tossir faz mal à saúde?
Tossir faz bem à saúde, pois se sua criança não tossisse, você não iria detectar este mecanismo de defesa do organismo, então ela não iria ser tratada da doença cujo sintoma está sendo a tosse.Não é recomendado nenhum medicamento que iniba a tosse sem a devida prescrição medica, muito menos o uso de xaropes sem que o pediatra veja que é necessário e prescreva. Procure um pediatra, pois este fará o tratamento, que pode incluir anti-inflamatórios e antibióticos.
Se sua criança tossir procure:
Dar bastante água. A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios. Dê líquidos quentes, que costumam trazer alívio sintomático como chá com limão e mel, de camomila, erva cidreira, erva doce, entre outros.
Mantenha a cabeça da criança elevada, à noite.
Mantenha os ambientes bem arejados.
Dê banhos quentes prolongados para respirar bastante vapor inibindo a vontade de tossir.
Fonte: https://bebe123.com.br/
Comentarios