top of page

Receitinhas da vovó para combater a tosse


Toda mãe sabe como as crianças sofrem com a tosse, e o quão difícil é convencê-las a tomar remédios. Sem contar que, se a cada tosse fosse feita uma visita ao pediatra, vocês nunca mais sairiam de lá.

A tosse pode ser um sintoma de resfriado ou até mesmo alérgica. Normalmente, não evolui para nada mais sério e pode ser facilmente controlada com remédios caseiros.Separamos algumas receitas caseiras e fáceis de fazer para aliviar os sintomas da tosse. Mas fique atenta: se a tosse persistir ou durar mais do que três dias, o melhor a fazer é consultar um pediatra.

Confira a seguir alguns remedinhos caseiros que são super eficientes contra a tosse:


Mel com limão

O limão é rico em vitamina C e o mel é um dos antibióticos mais poderosos da natureza. Além de tudo, a viscosidade ajuda a proteger a garganta dos terríveis “arranhados” que sentimos quando a tosse é seca.O preparo é simples: Basta misturar o suco de limão com o mel e tomar algumas colheres no decorrer do dia.


Sopa de frango

Toda a vovó sabe: Não há nada que uma boa canja não cure. A famosa receita é rica em ferro e zinco, o que acelera a melhora de todos os sintomas do resfriado, incluindo a tosse.Essa receita é especialmente eficiente quando a tosse é acompanhada de muco. Além de tudo, é uma delícia e vai dar muita energia para os pequenos.Para preparar a canja, basta selar levemente a carne de frango, adicionar água e os legumes de sua preferência e deixar ferver. Você pode também colocar macarrão ou arroz na sopa.


Chocolate quente

Além de confortar a alma, o chocolate comprovadamente ajuda a combater a tosse. O cacau contém uma substância chamada teobromina que é capaz de aliviar as tosses causadas por infecções.Quer uma dica para deixar a receita ainda mais poderosa (e deliciosa)? Adicione marshmallows. A viscosidade do doce derretido no leite ajuda a proteger a garganta.Além disso, seus filhos certamente vão eleger esse como “o melhor remédio do mundo”. Mas cuidado com o excesso de açúcar, não ofereça o chocolate quente com marshmallows todos os dias.


Creme de bananas

Esse creme é rico em vitaminas e serve para dar uma ajudinha para o sistema imunológico da criança. Além de tudo é delicioso. Para preparar, basta amassar duas bananas com um garfo, acrescentar 400ml de água fervendo e deixar a mistura descansar por 30 minutos. Depois, basta colocar duas colheres de mel. Se os pedacinhos incomodarem os pequenos, você pode passar a mistura pela peneira.Esse remédio deve ser consumido morno, pelo menos quatro vezes por dia.


Cebola ao lado da cama

A cebola tem a capacidade de limpar o ar à sua volta de alergênicos. Então, se a tosse for de origem alérgica, um remédio muito popular é cortar uma cebola na metade e deixar ao lado da cama da criança enquanto ela dorme.A cebola purifica o ar, ajudando a diminuir os sintomas.


Xarope de beterraba

Esse xarope caseiro é muito fácil de fazer. Basta cortar as beterrabas em fatias e polvilhar açúcar mascavo por cima.Durante o dia, a beterraba vai soltar um líquido, que pode ser usado como xarope e é cheio de vitaminas.


Suco de cenoura

Repleto de vitamina C, esse suco é ótimo para combater os sintomas da tosse e fortalecer o sistema imunológico. Para fazer o suco, basta ralar a cenoura e coar o líquido que ela solta. Misture esse suco com mel em quantidades iguais e ofereça para a criança várias vezes ao dia.O sabor é adocicado e agradável, então você dificilmente terá dificuldades para convencer os pequenos a tomar.

Com essas receitas simples e gostosas, vai ficar fácil tratar a tosse do seu filho. Mas lembre-se: se a tosse for muito intensa ou se persistir durante mais de três dias, sempre leve ao pediatra.


A tosse pode ser apenas um sintoma de resfriado ou alergias, mas também pode anunciar algum problema mais sério. Então, fique sempre de olho.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page