top of page

Dicas para Armazenar Leite Materno

Conversamos com a Morgana de Mello, que é Consultora de Amamentação da Gesta Baby para responder as principais dúvidas das mamães!



Como tirar o leite materno?

  • Sempre em um local calmo e tranquilo, pode ser tirado manual ou com as bombas tira-leite. Lave bem as mãos.

Manual:

  • Faça movimentos circulares nas mamas.

  • Faça um C na borda da  aréola com a mão. Comprima a aréola e aperte em direção ao tórax. (Não puxe pois vai machucar).

  • Não aperte somente o bico e nem longe demais da aréola pois vai machucar, SEMPRE NA BORDA DA ARÉOLA.

  • Despeje direto no recipiente que será armazenado. Repita o  processo várias vezes.

Bombas Tira-leite elétricas:

  • São mais rápidas. Você coloca junto do seio um peça de sucção, ligará a máquina e deixara fazer o trabalho de extrair o leite.

Bomba Tira-leite manual

  • Coloque junto ao seio a peça de sucção e aperte ou puxe um mecanismo que nela tem.

Quando tirar o leite materno?


Tire o leite entre uma mamada e outra, que vai servir para você poder da aquela saída e deixar o bebê sob os cuidados de outra pessoa. Quando os bebês são prematuros e não conseguem ou não podem sugar, você deve tirar o leite de 3/3 horas como se o bebê estivesse ali se alimentando.


Quando os seios estão empedrados ou ingurgitados, por quanto tempo deve-se esgotar as mamas?


Entre 15 e 45 minutos para poder esvaziar os dois lados.


Quanto tempo o leite materno pode ser armazenado?


Pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas, ser armazenado na geladeira por até 12 horas, congelado por 15 dias, lembre-se sempre de identificar os recipientes com a data que foi tirado. Não deixe perto de alimentos crus.


Como armazenar o leite materno?


Podem ser armazenados em potes ou vidros sempre com boa vedação. Jamais recongele o leite materno.


Como descongelar o leite materno? Temos que sempre cuidar para não perder os nutrientes do leite, sempre descongelar somente o que o bebê for tomar. Por isso sempre temos que ter vários recipientes com a quantidade certa que seu bebê vai se alimentar. Aqueça bem a água e coloque o recipiente com leite dentro dessa água aquecida em banho-maria com fogo desligado, até ele descongelar e chegar à temperatura ambiente, se precisar repita o processo. Já mais ferva o leite materno, ou coloque em micro-ondas e panelas.


Como transportar o leite materno? Deve sempre ser transportado em bolsa ou caixa térmica com gelo, para manter refrigerado. Estou tentando tirar o leite e não consigo, o que faço? É normal nos primeiros movimentos não sair bastante quantidade. Pois no início você está estimulando a produção de leite.


Como aumentar a produção de leite? Tendo uma boa alimentação, tomando de 3 à 4 litros de água por dia e quanto mais você estimular seu peito, seja tirando o leite ou seio bebê sugando.




Morgana de Mello

Consultora de amamentação

Gesta baby | @gesta_baby



163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page