As adenoides, conhecidas popularmente como carnes esponjosas, é um fator comum em todas as pessoas.
A função das adenoides é defender o organismo de microrganismos e impurezas. Sua localização é na parte que fica por detrás do nariz e bem acima das amígdalas.
Elas crescem logo nos primeiros anos de vida de uma criança e entre 6 e 7 anos reduzem de tamanho. A adenoide em crianças precisa ser retirada quando ela aumenta de tamanho além do normal.
O que acontece quando a adenoide aumenta de tamanho?
A adenoide em crianças deve parar de crescer por volta de 6 anos de idade, contudo, quando isso não ocorre, e acontece o inverso, o aumento dela, ocorre o que se chama de hipertrofia de adenoide.
Com o aumento de volume, o ar não entra direito pelo nariz e a criança tende a respirar muito pela boca, a fim de puxar o ar.
Essa atividade altera o desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, que podem modificar significativamente o rosto da criança.
Durante o sono isso se repete e o ar também vai ser inspirado pela boca, a criança ronca e pode desenvolver a apneia do sono.
Um outro fator é que por estar na região olfativa, a criança pode não sentir o cheiro dos alimentos, e consequentemente o sabor da comida também, causando falta de apetite, interferindo no ganho de peso e massa muscular.
As adenoides aumentadas dificultam o funcionamento da tuba auditiva, que liga o nariz ao ouvido, causando infecções de ouvido e amigdalite.
Como detectar adenoide com volume fora do normal?
A pediatra deve pedir um exame de raio-X para ver como está a passagem do ar na região do nariz, estimando qual o tamanho que as adenoides estão.
Outro exame que pode ser pedido é a nasofibroscopia, em que o especialista (em geral o otorrino) usa uma câmera bem pequena para ver diretamente de que tamanho está a adenoide.
Toda adenoide aumentada tem que ser retirada?
Segundo os especialistas não é necessário em todos os casos.
Deve ser checado quais e quantas desvantagens ela está trazendo para a criança e as expectativas de melhorias.
Estas melhoras devem ocorrer pelo próprio organismo, visto que não existe nenhuma medicação para reduzir o tamanho.
A cirurgia é complicada?
A cirurgia de adenoide é simples, feita com anestesia geral e dura aproximadamente 30 minutos.
Elas são removidas pela boca, sem cortes na pele, e a cirurgia pode ser feita junto com outros procedimentos cirúrgicos, como a retirada das amígdalas ou cirurgia para desvio de septo nasal.
A cirurgia de adenoide pode ser feita a partir dos 6 anos, exceto em casos que há graves prejuízos como apneia do sono, em que há parada da respiração durante o sono, na qual deve ser retirada antes.
Apesar de fazerem a defesa do organismo, a retirada não interfere no sistema imune, pois há outros mecanismos de defesa no corpo.
Os riscos da cirurgia de adenoide incluem sangramento, infecção, complicações da anestesia, vômitos, febre e inchaço do rosto.
Pós-cirúrgico
Dura cerca de 2 semanas e a criança deve:
Ter repouso e evitar movimentos fortes na cabeça.Comer alimentos pastosos, frios e líquidos durante 3 dias.Evitar o contato com pacientes com infecções respiratórias.Tomar as medicações prescritas pelo médico.
A adenoide em crianças deve ser detectada a tempo, então, é importante visitar regularmente o médico e estar atento aos sintomas.
Fonte: https://bebe123.com.br/
Comentarios