Cuidados que devemos ter durante o inverno com as crianças

O inverno e as crianças têm uma relação bem delicada, já que épocas frias geralmente vêm acompanhadas de algumas doenças respiratórias.

Em tempos frios, o ar fica mais seco do que o normal e com a poluição assolando as cidades é certo que as doenças estarão prestes a aparecer.

Sabendo disso, alguns cuidados podem ser tomados para diminuir esta incidência de casos.

Neste artigo, elencaremos algumas dicas para que você faça com as suas crianças durante o inverno. Quer saber quais? Vem com a gente! 

Por que crianças e recém-nascidos estão mais expostos?

Nas crianças, em especial abaixo de 5 anos, a imunidade é mais baixa, sem contar o aumento da transmissão de vírus e bactérias pelo ar nos períodos de inverno.

Em caso de recém-nascidos acontece, pois a maioria dos bebês até os dois meses ainda não está vacinada. 

Frio e suas consequências nos pequenos:

- Pele

Por causa do contato com o ar frio e seco, a pele das crianças pode ficar grossa e ressecada, causando o que chamamos de desidratação cutânea.

Observe a temperatura da água que está sendo usada para banhar a criança e prefira sabonete e shampoo sem álcool.

No caso de ressecamentos, é recomendado hidratante específico para crianças ou bebês.

No aparecimento de brotoejas, as glândulas de suor fiquem entupidas, surgindo as tais bolinhas avermelhadas. Prefira roupas de tecido mais fino e forme as camadas para que a criança não sinta frio. 

- Hipotermia

Muito cuidado com a falta de equilíbrio térmico. A hipotermia é algo sério e pode ser irreversível.

Vista suas crianças com acessórios como luvas, toucas, casacos e botas. Caso perceba as extremidades do corpo geladas ou arroxeando, use um termômetro. Caso a temperatura esteja abaixo de 36Cº, agasalhe e leve a criança ao médico. 

- Doenças respiratórias

Resfriados, gripe, asma, crises de rinite, sinusite, pneumonia e meningite, dentre outras mais, são bem recorrentes em épocas de frio porque no inverno, há uma circulação grande de vírus e bactérias, somado ao fato de as pessoas ficarem mais aglomeradas em locais fechados e com muita gente, então o contato entre as pessoas é maior.

Dessa forma, a contaminação por contato próximo de vírus e bactérias cresce consideravelmente.

Lave as mãos das crianças e passe álcool em gel, alimente as crianças de forma saudável, mantendo-as agasalhadas, dê bastante água, evite o contato com pessoas que estão doentes e leve sua criança ao médico em caso de sintomas suspeitos, a citar febre por mais de dois dias, tosses persistentes, desconforto respiratório e falta de ar. 

Cuidados e prevenção:

- Não levar as crianças com resfriado para a escola ou creche, para repousarem e evitar transmitir para as outras crianças. 

- Uso de máscaras comuns dentro de casa evitando transmissões.

- Evitar sair de casa com bebês com menos de quatro meses de idade para lugares com aglomerações de pessoas. 

- Manter o cartão de vacinação em dia. 

- Fazer o aleitamento materno, pois os anticorpos da mãe são fundamentais. 

- Manter a casa e principalmente o quarto das crianças arejado e limpo. 

- Não fumar e não permitir que fumem dentro da sua casa.

- Na época de inverno vista suas crianças em camadas. Opte por roupas de algodão, luvas, meias e gorros.

- Antes de começar o banho, deixe o chuveiro ligado para vaporizar o ambiente e evitar o choque térmico entre a água e a pele do bebê com a temperatura da água em torno de 37ºC. 

- Evitar lugares aglomerados pelo menos até os dois primeiros meses de vida, quando o recém-nascido toma a vacina Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B). 

- Os carrinhos de bebê devem ser adaptáveis às baixas temperaturas e com protetor para chuva e frio. 

- Evitar visitas e contato com pessoas gripadas, com tosse e coriza, que deixam o vírus no ar e podem contaminar a criança.

voltar para Blog

show tsN fwR fsN center|left fwR tsN|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news c05|fsN normalcase c05 fwB tsY|b01 c05 bsd|login news normalcase c05 tsY fwB|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||